segunda-feira, 9 de maio de 2011

6ª Semana - 02 a 06 de Maio

Olá estimados leitores! 
Iniciou mais uma semana de trabalho árduo, mas é bastante motivante poder expandir o meu conhecimento nas mais diversas actividades que se tem vindo a desenvolver. Este estágio têm sido contemplado por diversas actividades, todas elas bastantes enriquecedoras.
Durante esta semana ocorreu uma reunião com um Engenheiro responsável pela reconstrução de uma padaria. Esta reunião foi realizada com o intuito de visualizarmos a planta, de forma a verificar se os requisitos mencionados na legislação iam de encontro ao que estava descrito na planta. Verificou-se que existiam algumas lacunas. Assim, foi necessário efectuar primeiro uma pesquisa sobre a legislação aplicável a este tipo de Estabelecimento de Indústria e Comércio Alimentar, sendo depois enviado um documento relativo à pesquisa efectuada. De seguida, encontra-se a legislação útil para esta situação:
 Decreto-Lei n.º 286/86 de 6 de Setembro, que trata da regulamentação higio-sanitária do comércio do pão e produtos afins;
 Portaria n.º 53/71 de 3 de Fevereiro, também designado por Regulamento Geral de Segurança e Higiene do Trabalho nos Estabelecimentos Industriais, que trata da prevenção técnica dos riscos profissionais e a higiene nos estabelecimentos industriais;
 Decreto-Lei n.º243/86 de 20 de Agosto, que aprova o Regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritório e Serviços;
 Decreto-Lei n.º 259/2007 de 17 de Julho, que estabelece o regime a que está sujeita a instalação e modificação dos estabelecimentos de comércio ou de armazenagem de produtos alimentares, não alimentares e prestação de serviços;
 Portaria n.º789/2007 de 23 de Julho, que estabelece o regime de declaração prévia a que está sujeita a instalação e a modificação dos estabelecimentos de comércio ou de armazenagem de produtos alimentares, não alimentares e de prestação de serviços;
 Regulamento (CE) 852/2004 de 29 de Abril, que estabelece as regras gerais destinadas aos operadores das empresas do sector alimentar no que se refere à higiene dos géneros alimentícios;
 Decreto-Lei n.º 209/2008 de 29 de Outubro, que estabelece o regime de exercício da actividade industrial, com o objectivo de prevenir os riscos e inconvenientes da exploração dos estabelecimentos industriais.
Esta semana foi preenchida com o Dia da Saúde na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Amareleja. Para esta actividade efectuamos parceria com a Técnica de Saúde Ambiental, a Higienista Oral, a Nutricionista, a Enfermeira Especializada em Saúde Pública, a Enfermeira de Planeamento Familiar. Este dia foi contemplado por dois períodos, sendo eles os seguintes:
Período da manhã:
Durante este tempo foram realizados dois jogos, o jogo Twistter da Alimentação e o Jogo dos Resíduos. As turmas que estavam interessadas em participar nestes jogos à medida que passavam, aguardavam a sua vez e depois poderiam jogar. As duas actividades matinais correram bastante bem, onde a recepção dos alunos, face a estes jogos foi deveras positiva.

Período da tarde:

No período da tarde foi desenvolvido o jogo do Peddy Paper. Inicialmente foram colocados os pontos no local correcto, com toda a informação relativa à actividade que as equipas teriam de realizar, bem como os utensílios necessários para as provas de penalização. Na zona da partida já se encontravam todas as equipas deveras entusiasmadas para principiar a actividade. Desta forma, a cada equipa foi distribuído um livro, com instruções úteis sobre o Peddy Paper bem como as pistas que cada equipa teria de seguir para poder concluir esta actividade com sucesso. Para que as equipas não fossem desqualificadas tinham de transportar durante todo o percurso quer os livros como as braceletes que lhes foram fornecidas no início desta prova. Foi dado início à prova. Ficam algumas imagens de como decorreu o jogo.

O Peddy Paper correu muito bem, embora tenham existido algumas equipas que como não leram o livro de instruções com atenção, demoravam mais tempo a encontrar a posto correcto. No entanto, todos conseguiram chegar ao ponto final que era a chegada! Aqui foi entregue aos participantes um diploma de participação e foi-lhes indicado para realizarem a avaliação do jogo.

Enquanto se efectuava a contagem do tempo feito em cada prova, para se apurar qual teria sido a equipa vencedora, os alunos aguardavam bastante agitados para saberem se teriam sido a equipa vencedora. Quando uma professora da Escola anunciou quem tinha ganho, existiu uma grande exaltação de alegria por parte da equipa vitoriosa. Esta equipa recebeu como oferta pen’s para todos os membros. Verifica-se de seguida imagens deste momento.

No decorrer desta semana efectuou-se uma vistoria a uma Unidade Privada de Saúde (Análises Clínicas - Posto de Colheitas) para verificação das condições higio-sanitárias e de funcionamento do local. No geral, verificou-se que o estabelecimento cumpre os requisitos analisados para o tipo de actividade a que se propõem de realizar. Apenas se informou o responsável do espaço sobre a necessidade de existir a protecção das lâmpadas e, a existência de cacifos para os funcionários. O responsável referiu que iria efectuar as alterações indicadas.
Em relação à vistoria realizada ao mini-mercado, o relatório foi efectuado durante esta semana onde ficou mencionado quais os cumprimentos que são necessários de existirem no local. Apenas para relembrar que esta vistoria foi realizada para verificação das condições higio-sanitárias e de funcionamento do estabelecimento que desenvolve a actividade de comercio alimentar e de produtos não alimentares.
Documentação que serviu de suporte para esta actividade foi a seguinte:
Ü  Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto, que aprova o Regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritório e Serviços;
Ü  Regulamento (CE) N.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril, relativo à higiene dos géneros alimentícios, sendo utilizado apenas o Anexo II deste documento;
Ü  Decreto-Lei n.º 259/2007 de 17 de Julho, que estabelece o regime a que está sujeita a instalação e modificação dos estabelecimentos de comércio ou de armazenagem de produtos alimentares, bem como dos estabelecimentos de comércio de produtos não alimentares e de prestação de serviços cujo funcionamento pode envolver riscos para a saúde e segurança das pessoas.
Para dar continuidade ao planeamento do Dia da Saúde na Escola Profissional de Moura, realizou-se os cartazes de divulgação e as fichas de inscrição para esta actividade. Os temas dos workshops irão ser os seguintes, Higiene Oral, Alimentação, Segurança Alimentar e Doenças Sexualmente Transmissíveis e Contracepção.
Já se verifica o agendamento da acção “Habitação Adequada aos Idosos” no Centro de Saúde de Moura para o dia 25 de Maio, pelas 14h30m. Nesta acção vão ser abordados os cuidados a ter nas habitações, por forma a prevenir os acidentes domésticos.
E assim terminou mais uma semana de trabalho, onde as actividades desenvolvidas são sempre muito interessantes e motivantes de realizar.
Obrigada pela atenção :)

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