Um bem haja a todos :)
Durante esta semana de estágio, foram realizadas várias actividades, todas elas muito importantes para o meu percurso académico e futuramente profissional.
Pois bem, iniciou-se a semana com a visita à Escola para se poder efectuar a marcação dos pontos de actividades para o jogo do Peddy Paper. Tínhamos ao nosso dispor uma planta, onde se ia delineando os postos de cada jogo. Contudo, após alguma conversa com a Escola verificou-se que era preferível que o Peddy Paper fosse alterado para outra data, no decorrer do 3ºPeríodo. O motivo desta alteração esteve relacionado com o facto de os alunos já terem actividades planeadas para o dia 08 de Abril (devido ao final do 2ºPeríodo Lectivo) e, uma vez que existia alguns alunos interessados a participar nesta actividade, constatou-se que seria melhor trocarmos para outro dia. No entanto, realizamos à mesma a conclusão dos jogos para o Peddy Paper, para que os mesmos ficassem finalizados durante esta semana.
No início da semana, fomos informadas que a Escola da Amareleja pretendia a nossa colaboração para a realização de actividades no Dia da Saúde - 03 de Maio. Ficou logo para esta semana, marcada uma reunião com uma professora da Escola a fim de podermos verificar o que realmente pretendiam. Após a reunião, ficaram planeadas as seguintes actividades:
PERÍODO DA MANHÃ
Jogo Twistter da Alimentação
· Objectivo: Sensibilização e educação dos alunos para prática de uma alimentação saudável.
· Regras:
ü Consiste num jogo de tabuleiro gigante constituído por vários alimentos. Os participantes terão de jogar individualmente, sendo o objectivo do jogo conhecer os alimentos que devem comer em maior quantidade e aqueles que são prejudiciais à saúde;
ü Este jogo terá também uma cartolina que estará nas mãos dos profissionais designados para o jogo, sendo que esta contém os mesmos alimentos que estão expostos no tabuleiro. A finalidade desta cartolina será, os participantes, rodarem a seta contida na mesma de modo a verificarem qual o alimento que foi seleccionado, juntamente com a actividade que têm de fazer utilizando apenas as mãos e os pés;
ü O jogo do Twistter da Alimentação é vencido pela pessoa que conseguir aguentar mais tempo na posição decretada e não cair. Os participantes que se deslocarem da posição ou que não consigam aguentar perdem o jogo.
Jogo dos Resíduos: “Vamos lá Separar!”
· Objectivo: Sensibilização e educação para a gestão e separação dos resíduos.
· Regras: Consiste num jogo de tabuleiro em tamanho gigante para cinco pessoas (peões) a jogar em simultâneo.
Lança-se o dado e conforme o número que sair, o peão avança esse número de casas.
Simbologia:
ü Ecoponto: Jogo da separação dos resíduos. Quem calhar nesta casa deve realizar uma prova que consiste em colocar o resíduo no ecoponto correcto. Caso não realize a prova correctamente, não joga na próxima jogada.
ü Cão L: Recua três casas.
ü Cão J: Avança duas casas.
ü ? Pergunta: Quem parar nesta casa deve retirar um cartão com uma pergunta e responder correctamente, caso isso aconteça, pode avançar duas casas. Caso contrário, fica na casa onde está.
ü ? Pergunta Chave: Quem parar nesta casa deve retirar um cartão com uma pergunta chave e responder correctamente, caso isso aconteça, avança para a FINAL e ganha o Jogo. Caso contrário, recua até à casa 12.
ü Desafio: Realização de uma prova que consiste em encontrar uma embalagem/resíduo (de plástico, de metal, de cartão, de vidro e pilhas) de dentro de uma caixa com resíduos.
ü A casa FINAL significa que o jogador ganhou. Quem chega a esta casa é premiado com um diploma de vencedor.
PERÍODO DA TARDE
Em relação aos cuidados a ter na habitação, este tema ficou designado por “Como prevenir os acidentes domésticos?”. Com este tema pretende-se sensibilizar a população-alvo (os idosos, os cuidadores e todas as pessoas interessadas no tema) para a prevenção de quedas e outros acidentes que estes possam sofrer na sua habitação. Também iremos mencionar medidas de prevenção e controlo dos perigos existentes nas habitações, como também vão ser evidenciadas algumas recomendações que devem ser adoptadas em cada divisão da casa, nomeadamente o quarto, a casa de banho, a cozinha e a sala.
Durante esta semana realizou-se vistorias a Estabelecimentos de Prestação de Serviços, mais concretamente a cabeleireiros para verificar as condições higio-sanitárias e de funcionamento destes locais.
O documento que serviu de suporte para a realização da vistoria e posteriormente para a elaboração do relatório foi:
ü Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto, que aprova o Regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritórios e Serviços. Este regulamento tem como objectivo assegurar boas condições de higiene e segurança e a melhor qualidade de ambiente de trabalho em todos os locais onde se desenvolvam actividades de comércio, escritório e serviços.
No decorrer da semana, concretizou-se um documento para ser publicado no jornal de Moura, de forma a dar a conhecer um pouco do que é a Saúde Ambiental.
No final da semana efectuou-se uma visita guiada a uma Estação de Tratamento de Água (ETA). A visita efectuada a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) apenas existiu a possibilidade de a visualizar por fora.
A ETA consiste no tratamento de água que é proveniente das barragens, tendo como objectivo a obtenção de água de boa qualidade para consumo humano. Foi possível verificar as principais etapas do tratamento que esta água sofre. Inicialmente é feita a captação da água através de uma captação amovível. É realizado um pré-tratamento, passando depois para a pré-oxidação. De seguida, é efectuado o tratamento de floculação onde a água é lentamente agitada para que exista a formação de floco. Seguidamente, os flocos afundam separando-se da água que consiste na decantação. Por fim, durante o tratamento de filtração, os flocos que não afundaram ficam retidos num decantador. No decorrer de todo o processo de tratamento são utilizados diversos produtos químicos, nomeadamente:
§ Sulfato de Alumínio que é usado com a finalidade de agregar as partículas que se encontram na água;
§ Cal que possibilita a correcção do pH da água;
§ Carvão Activado é utilizado no sentido de reduzir os parâmetros organolépticos da água;
§ Cloro é utilizado na desinfecção final da água, de modo a garantir a qualidade bacteriológica da água produzida.
De seguida, irei evidenciar o processo que é realizado na ETAR, com suporte no seguinte esquema:
E foi assim que esta semana terminou, repleta de muitas actividades, todas elas bastante enriquecedoras.
Obrigada pela atenção :)
Até breve!
Objectivo: Sensibilização dos alunos para hábitos e comportamentos mais saudáveis, nomeadamente no que diz respeito às seguintes tópicos:
ü A Higiene Oral;
ü A Segurança Alimentar;
ü A Alimentação;
ü A Gestão de Resíduos;
ü A Importância da Água;
ü A Segurança Rodoviária;
ü Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Este jogo será semelhante ao que apresentei para desenvolver na Escola Básica com 2º e 3º Ciclo de Moura.
Em relação aos temas abordados no início deste estágio, os que ficaram delineados para serem desenvolvidos foram o tema do calor, os cuidados a ter na habitação de cada pessoa e a importância da qualidade da água dos fontanários. Desta forma, efectuou-se um plano para cada tema.
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