segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sexta Semana de Estágio - 13 a 17 de Dezembro
Esta semana de estágio foi bastante activa, ou seja, desenvolveram-se actividades diferentes das que até a data se tinha efectuado.
Pois bem, como referi no último relato de estágio, existia uma acção marcada para o dia 13 de Dezembro na Trindade pelas 15 horas e, foi assim que esta semana iniciou. Esta acção teve como tema “Habitação adequada... Vida prolongada”, sendo os assuntos abordados nesta acção os mesmos das anteriores. Contudo, é deveras gratificante poder realizar este tipo de acções e, embora os conteúdos relatados sejam os mesmos das sessões anteriores, sendo o público-alvo sempre diferente surgem, com naturalidade dinâmicas e interacções distintas, o que torna ainda mais enriquecedor este tipo de sessões. É pertinente mencionar a participação de um senhor que estava presente na sessão, onde este referia que os temas abordados, como também as dicas que eram demonstradas eram de extrema importância serem relembradas, sendo bastante úteis para o seu dia-a-dia, de forma a prevenir quedas na sua habitação.
Foi sinceramente, um testemunho do qual me recordo, pois este senhor mostrou-se muito interessado dos temas que foram abordados. Não ignorando a presença das outras pessoas, pois foram também importantíssimas para que a sessão fosse um sucesso, na minha opinião! :)



Durante, esta semana, iniciou-se a realização do jogo Vamos Separar!”, onde, inicialmente, foi desenhado num lençol as casas do respectivo jogo. De seguida, foram pintadas as casas com a preciosa ajuda da Cristina e da Sónia que trabalham na Casa do Lago. Como se pode ver através das imagens, a preparação do jogo e como este ficou no final, sem dúvida momentos marcantes.


Após a realização destas actividades, foi indicado pela veterinária Dr.ª Linda Rosa, que de quarta a sexta-feira, iam ser efectuadas vistorias a talhos e peixarias. Importa referir que no primeiro dia, eu e as minhas colegas fomos auxiliadas pela Veterinária, sendo que, nos dois dias seguintes as vistorias foram realizadas de forma autónoma, mas sempre com o acompanhamento da Veterinária, para alguma dúvida que surgisse.
Para estas vistorias foram utilizadas Fichas de Verificação para Estabelecimentos de Comércio a Retalho de Carnes e de produtos à base de carne, como também para Estabelecimentos de Comércio a Retalho de Produtos da Pesca e Aquicultura disponibilizadas pela Direcção Geral de Veterinária. Assim, no total foram realizadas vistorias a 16 talhos e 10 peixarias. A avaliação dos estabelecimentos é feita através de uma escala de 1 a 4, onde cada número significa o seguinte, respectivamente:
1(Ausência) – Em conformidade ou ausência de incumprimentos;
2 (Menor) – Não põe em causa a capacidade do sistema de segurança, mas deve ser alvo de correcção;
3 (Maior) – Põe em causa a capacidade do sistema de segurança;
4 (Crítico) – Falta total de cumprimento do requisito, ou põe em causa a segurança do género alimentício. Falha sistemática do mesmo requisito.
A avaliação é feita em função das seguintes áreas Estruturas/Equipamentos, Higiene e Limpeza, Inspecção dos Produtos, Rastreabilidade, Autocontrolo/HACCP, Análises/Água, Subprodutos. Após a classificação ser atribuída a cada área, o grau de incumprimento é definido pelo maior valor atribuído, independentemente do tipo de incumprimento, uma vez que este parâmetro reflecte a urgência na correcção das inconformidades verificadas. Desta forma, quanto menor for o valor atribuído, mais tempo vai existir entre as vistorias futuras efectuadas aos estabelecimentos.
É necessário mencionar que o maior incumprimento detectado ao longo dos estabelecimentos foi a ausência da despeja dos subprodutos dos animais e dos produtos derivados deles.
Para concluir as vistorias, os dados foram colocados numa base de dados já existente para este fim.
Foi desta forma que decorreu mais uma semana de estágio, onde o balanço é deveras positivo. Agora irei ter uma pausa para férias. Estarei de regresso para o próximo ano.
Um Feliz Ano Novo para todos :)