domingo, 3 de abril de 2011

1ª Semana - 21 a 25 de Março

Sejam muito bem-vindos ao início desta nova etapa na minha vida.
Pois bem, no âmbito da unidade curricular Estágio de Aprendizagem IV, iniciou-se o estágio no Centro de Saúde de Moura e de Barrancos no Serviço de Saúde Pública. O período deste estágio está compreendido entre 21 de Março a 08 de Julho. No decorrer deste tempo irei ter a companhia preciosa das minhas colegas, a Cátia e a Joana. Em relação, à tutora da entidade que nos vai acompanhar será a Técnica de Saúde Ambiental (TSA), Ana Mafalda Franco.
Desta forma, a semana iniciou-se com uma reunião com a TSA onde foi possível conhecer mais a profundo tudo aquilo que se poderia vir a desenvolver. Durante esta reunião falamos sobre algumas propostas de actividades que gostaríamos de vir a desenvolver. A TSA mostrou-se muito interessada com as nossas ideias.

Após a reunião colocamos “mãos à obra”, sobre uma actividade que se encontrava em curso, mais concretamente, a realização de um Peddy Paper é uma prova pedestre de orientação para equipas, que consiste num percurso ao qual estão associadas perguntas ou tarefas correspondentes aos diferentes pontos intermédios e que podem determinar a passagem à parte seguinte do percurso. Por conseguinte, o Peddy Paper é uma actividade lúdica geralmente ligada à aquisição de conhecimentos sobre um determinado tema ou local.
Durante esta semana foi elaborado o planeamento, como também o cartaz de divulgação e a ficha de inscrição para esta actividade. Importa referir que o Peddy Paper vai ser realizado na Escola Básica com 2º e 3º Ciclo de Moura, no dia 08 de Abril, no período da manhã. Desta forma, os temas que irão ser abordados ao longo do percurso vão ser os seguintes:
    ü   Higiene Oral;
    ü   Segurança Alimentar;
    ü   Alimentação;
    ü   Gestão de Resíduos;
    ü   Importância da Água;
    ü   Segurança Rodoviária;
    ü   Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's).
Para cada tema vai existir um jogo, estando o conteúdo do mesmo associado ao nome da área em questão. A excepção verifica-se apenas na área da Higiene Oral que irá ter dois jogos. A avaliação de todos os jogos fica sempre pendente da rapidez e eficácia do participante ou da equipa na execução da prova, uma vez que quanto mais rápido os elementos da equipa conseguirem efectuar a prova, mais rapidamente seguem para as próximas etapas. Irei de seguida, explanar cada jogo com as regras que o constituem.
HIGIENE ORAL
·        Jogo “Escolhas para teres dentes saudáveis”
Objectivo: Identificar alimentos que provocam e os alimentos que não provocam cáries. Desta forma, pretende-se que os participantes retirem de um cesto quatro imagens de alimentos e coloquem-nos correctamente no quadro dividido por duas colunas que depois de terminada a prova irá apresentar os alimentos que podem provocar cáries e aqueles que não provocam esta doença tão frequente.
·        Jogo “ Vamos Lá Escovar”
Objectivo: Encontrar objectos que estejam intimamente relacionados com a Higiene Oral, dentro de um recipiente que esteja todo coberto com esferovite e com outros objectos que não estão inseridos na área da Higiene Oral, de modo a dificultar a procura dos participantes.
SEGURANÇA ALIMENTAR
·        Jogo “Rebuçado à Vista”
Objectivo: Conseguir que um dos elementos da equipa encontre, dentro de um recipiente com farinha, um rebuçado, com a boca sem utilizar o auxílio das mãos. Após encontrar o rebuçado, a equipa terá de responder a uma questão que lhe será colocada, com a finalidade de responder de forma correcta. O tempo para a equipa responder à pergunta é cronometrado através de uma ampulheta.
ALIMENTAÇÃO
·        Jogo “Roda dos Alimentos”
Objectivo: Sensibilizar a comunidade escolar para a prática de uma alimentação saudável. Os participantes têm de retirar de um cesto três objectos, aleatoriamente, tendo de os colocar no grupo adequado da roda.
GESTÃO DE RESÍDUOS
·        Jogo “Vamos Lá Separar”
Objectivo: Neste jogo pretende-se que um elemento da equipa se proponha a executar alguns desafios, como por exemplo: O participante terá de correr a pé coxinho até uma caixa de resíduos e procurar uma embalagem de cartão.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
·        Jogo “Acerta no Alvo”
Objectivo: Derrubar o triângulo de garrafas de plástico ou embalagens de cartão com a ajuda de uma bola. Para conseguir atingir a finalidade do jogo a equipa terá de responder de forma correcta à questão que lhe será colocada. Cada equipa possui de três tentativas para conseguir tombar as garrafas. No caso de não conseguir, a equipa terá um desafio para realizar.
SEGURANÇA RODOVIÁRIA
·        “Jogo das Imagens”
Objectivo: Um elemento da equipa se proponha a identificar se as imagens que lhes vão sendo apresentadas estão correctas ou incorrectas. Em todos os exemplos das imagens, os participantes têm de assinalar com vistos ou cruzes assim as situações se verifiquem certas ou erradas.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST´S)
·        “Jogo das Transmissões”
Objectivo: Os participantes terão de fazer corresponder a imagem a uma das duas colunas que irão constar no jogo. Numa coluna verifica-se as formas de contagiar e na outra as formas de não contagiar a doença da sida que é doença provocada pelo vírus HIV.
E assim, termina a descrição sobre as regras dos jogos que vão ser desenvolvidos no Peddy Paper.
No decorrer desta semana de estágio, quando íamos a caminho para realizar a vistoria a uma escola, tivemos um pequeno problema. O carro que nos transportava avariou mesmo no meio da estranha, onde tivemos de ficar à espera de ajuda para resolver esta situação. Mas este pequeno problema, virou-se logo numa enorme aventura, e desta forma é possível comprovar que as situações um pouco mais embaraçosas não acontecem só aos outros e temos de estar preparados para aquilo que nos pode acontecer no dia-a-dia. Mural da história, como tivemos de resolver esta situação, a vistoria ficou agendada para outro dia, mas sem dúvida alguma, foi uma experiência muito divertida! 
A semana terminou com uma reunião em Beja, com Técnicos de Saúde Ambiental onde foram debatidos alguns procedimentos de trabalho importantes.
Para concluir, esta primeira semana de estágio foi bastante entusiasmante, pois para além de iniciar a desenvolver actividades num novo local, tive também a oportunidade de principiar a descoberta por um município do qual ainda não tinha tido muito contacto. Embora estivesse expectante de como ia ser a primeira semana, pude constatar que a mesma decorreu de uma forma bastante calma.

Obrigada pela atenção :)
Até para a semana!