domingo, 1 de maio de 2011

5ª Semana - 26 a 29 de Abril

Já regressei novamente destas férias, agora irei efectuar a exposição das actividades desenvolvidas ao longo desta semana.
A semana iniciou-se com a realização de colheitas de água, numa instalação enológica e num local que desenvolve turismo rural. Uma actividade da qual estou a gostar bastante de desempenhar pois tenho tido a oportunidade de ser eu a efectuar este tipo de colheitas, mas sempre com o auxílio da Técnica Ana Mafalda Franco.
Na sequência da apresentação para se fomentar a acção sobre os cuidados que os idosos devem ter na sua habitação, foi-nos proposta uma actividade extra, que consiste na execução de visitas a casas de várias pessoas para podermos em parceria com a assistente social evitar as quedas que ocorrem no interior das habitações destas pessoas. Claro que a nossa resposta foi logo que sim. Desta forma, cada uma de nós fica responsável por duas casas, para que não sejam tantas pessoas a entrar de uma só vez na habitação.
A primeira visita a duas das casas foi efectuada durante esta semana. A Joana foi a primeira a visitar estas habitações e, foi possível verificar através das imagens que existem diferenças significativas entre ambas.
Durante esta semana foi efectuada uma vistoria a um mini-mercado onde foi possível verificar as condições higio-sanitárias presentes neste espaço. Existiam alguns incumprimentos necessários de serem alterados. Na minha opinião, quando uma pessoa pretende abrir um espaço para desenvolver actividades, deve verificar se as condições do espaço vão de encontro ao tipo de actividade a que se propõem explorar, porque estes dois aspectos estão intimamente associados.
Ainda no decorrer desta semana, efectuou-se uma visita à Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Amareleja com a finalidade de se registar os circuitos para o Peddy Paper que vai acontecer no dia 03 de Maio.
Efectuou-se vistorias a duas Praças de Touros em parceria com a Câmara e os Bombeiros. Para estas vistorias os documento que serviram de suporte foram os seguintes:
P  Decreto-Lei nº315/95 de 28 de Novembro que regula a instalação e o funcionamento dos recintos de espectáculos e divertimentos públicos e estabelece o regime jurídico dos espectáculos de natureza artística;
P  Decreto Regulamentar nº62/91 de 29 de Novembro que abrange o Regulamento do Espectáculo Tauromáquico;
P  Decreto-Lei nº163/2006 de 8 de Agosto tem como objecto a definição das condições de acessibilidade a satisfazer no projecto e na construção de espaços públicos, equipamentos colectivos e edifícios públicos e habitacionais.
No decorrer da semana ultimaram-se os preparativos para o Peddy Paper, onde foi necessário realizar os seguintes pontos:
Ü  Os percursos de cada equipa;
Ü  As braceletes que cada membro da equipa vai utilizar no decorrer do jogo;
Ü  As pistas para chegarem até aos pontos de jogo;
Ü  Livro que vai conter as instruções do Peddy Paper. Este vai ter as pistas enumeradas, de forma a que cada equipa siga as informações que são mencionadas no livro.

Para finalizar a semana realizou-se uma actividade nova. Com a existência de uma queixa de insalubridade, foi necessária uma visita ao local em questão. Esta foi efectuada com a parceria do Veterinário. No local foi possível verificar a existência de cinco cães e cerca de sete gatos, o cheiro no interior da habitação era muito intenso a urina de gato. Após se verificar as condições da casa, foi altura de conversar um pouco com a habitante da residência. Existem vários aspectos importantes ter em conta quando existem este tipo de queixas. Neste caso, esta pessoa é uma idosa que vive sozinha, onde a sua companhia são os animais e, quando se falava em ter de retirar alguns animais do interior da casa esta senhora ficava muito incomodada pois tem uma grande afeição a estes animais. Ao longo da conversa foi-se tentando demonstrar diversas perspectivas para que esta senhora entende-se que de facto não poderia ter tantos animais em casa, ficou então acordado que se iriam retirar alguns cães e gatos desta habitação. Para esta actividade foi necessário consultar a seguinte documentação:
Ø  Decreto-Lei n.º 314/2003 de 17 de Dezembro, que aprova o Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e outras  Zoonoses;
Ø  Decreto-Lei n.º 13/93 de 13 de Abril, que consiste na Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia;
Ø  Decreto-Lei n.º9/2007 de 17 de Janeiro, que aprova o Regulamento Geral do Ruído.
E foi assim, que terminou mais uma semana de estágio. Verdadeiramente enriquecedora para mim, pois as actividades que tenho desenvolvido têm sido muito importantes para o meu crescimento enquanto futura Técnica de Saúde Ambiental.
Obrigada pela atenção :)
Até para a próxima semana!