sábado, 16 de abril de 2011

3ª Semana - 04 a 08 de Abril

Um bem haja a todos :)
Durante esta semana de estágio, foram realizadas várias actividades, todas elas muito importantes para o meu percurso académico e futuramente profissional.
Pois bem, iniciou-se a semana com a visita à Escola para se poder efectuar a marcação dos pontos de actividades para o jogo do Peddy Paper. Tínhamos ao nosso dispor uma planta, onde se ia delineando os postos de cada jogo. Contudo, após alguma conversa com a Escola verificou-se que era preferível que o Peddy Paper fosse alterado para outra data, no decorrer do 3ºPeríodo. O motivo desta alteração esteve relacionado com o facto de os alunos já terem actividades planeadas para o dia 08 de Abril (devido ao final do 2ºPeríodo Lectivo) e, uma vez que existia alguns alunos interessados a participar nesta actividade, constatou-se que seria melhor trocarmos para outro dia. No entanto, realizamos à mesma a conclusão dos jogos para o Peddy Paper, para que os mesmos ficassem finalizados durante esta semana.
No início da semana, fomos informadas que a Escola da Amareleja pretendia a nossa colaboração para a realização de actividades no Dia da Saúde - 03 de Maio. Ficou logo para esta semana, marcada uma reunião com uma professora da Escola a fim de podermos verificar o que realmente pretendiam. Após a reunião, ficaram planeadas as seguintes actividades:
PERÍODO DA MANHÃ
Jogo Twistter da Alimentação
·        Objectivo: Sensibilização e educação dos alunos para prática de uma alimentação saudável.
·        Regras:
ü  Consiste num jogo de tabuleiro gigante constituído por vários alimentos. Os participantes terão de jogar individualmente, sendo o objectivo do jogo conhecer os alimentos que devem comer em maior quantidade e aqueles que são prejudiciais à saúde;
ü  Este jogo terá também uma cartolina que estará nas mãos dos profissionais designados para o jogo, sendo que esta contém os mesmos alimentos que estão expostos no tabuleiro. A finalidade desta cartolina será, os participantes, rodarem a seta contida na mesma de modo a verificarem qual o alimento que foi seleccionado, juntamente com a actividade que têm de fazer utilizando apenas as mãos e os pés;
ü  O jogo do Twistter da Alimentação é vencido pela pessoa que conseguir aguentar mais tempo na posição decretada e não cair. Os participantes que se deslocarem da posição ou que não consigam aguentar perdem o jogo.
Jogo dos Resíduos: “Vamos lá Separar!”
·        Objectivo: Sensibilização e educação para a gestão e separação dos resíduos.
·        Regras: Consiste num jogo de tabuleiro em tamanho gigante para cinco pessoas (peões) a jogar em simultâneo.
Lança-se o dado e conforme o número que sair, o peão avança esse número de casas.
Simbologia:
ü  Ecoponto: Jogo da separação dos resíduos. Quem calhar nesta casa deve realizar uma prova que consiste em colocar o resíduo no ecoponto correcto. Caso não realize a prova correctamente, não joga na próxima jogada.
ü  Cão L: Recua três casas.
ü  Cão J: Avança duas casas.
ü  ?Avança duas casas.ectamento nao r uma prova que consite em colocar o  Pergunta: Quem parar nesta casa deve retirar um cartão com uma pergunta e responder correctamente, caso isso aconteça, pode avançar duas casas. Caso contrário, fica na casa onde está.
ü  ? Pergunta Chave: Quem parar nesta casa deve retirar um cartão com uma pergunta chave e responder correctamente, caso isso aconteça, avança para a FINAL e ganha o Jogo. Caso contrário, recua até à casa 12.
ü  Desafio: Realização de uma prova que consiste em encontrar uma embalagem/resíduo (de plástico, de metal, de cartão, de vidro e pilhas) de dentro de uma caixa com resíduos.
ü  A casa FINAL significa que o jogador ganhou. Quem chega a esta casa é premiado com um diploma de vencedor.

PERÍODO DA TARDE
Para o tema do calor o mesmo foi intitulado de Quando o calor chega tendo sido referido a importância que o calor tem para os seres vivos, os perigos e as consequências que o calor em excesso pode trazer para as pessoas, quais os cuidados a ter quando chega o verão e, por fim foi mencionado alguns esclarecimentos sobre este tema, o que se deve fazer e o que não se deve fazer quando as temperaturas altas reinam. Interessa referir que o sol é uma fonte de vitamina D e quando estamos expostos ao sol o organismo absorve esta vitamina. No entanto, é necessário que todas as pessoas estejam alertas e tomem as devidas precauções, uma vez que com a chegada das alterações climáticas o Sol, apesar de benéfico, traz consigo na maioria das situações bastantes complicações para a Saúde, sendo muitas delas visíveis a longo prazo. Para esta acção irá ser entregue um folheto de como cada um de nós se deve proteger quando as temperaturas altas chegam. Esta sessão foi elaborada para ser dirigida à população da Amareleja e de Barrancos, uma vez que nestes locais é onde tem vindo a ser registadas temperaturas bastante elevadas.
Em relação aos cuidados a ter na habitação, este tema ficou designado por “Como prevenir os acidentes domésticos?”. Com este tema pretende-se sensibilizar a população-alvo (os idosos, os cuidadores e todas as pessoas interessadas no tema) para a prevenção de quedas e outros acidentes que estes possam sofrer na sua habitação. Também iremos mencionar medidas de prevenção e controlo dos perigos existentes nas habitações, como também vão ser evidenciadas algumas recomendações que devem ser adoptadas em cada divisão da casa, nomeadamente o quarto, a casa de banho, a cozinha e a sala.
No que concerne o assunto relacionado com a Água dos Fontanários foi realizado um plano para esta sessão, sendo inicialmente efectuado um enquadramento sobre a importância dos fontanários e da água fornecida pelos mesmos, as causas da impotabilidade da água dos fontanários, os perigos para a saúde do consumo de água proveniente de fontanários não controlados e irão ser mencionadas algumas dicas úteis do que o público-alvo pode fazer e do que não podem fazer com a água dos fontanários. No final desta acção iremos entregar ao público presente um calendário do ano de 2011 com alguma informação relativa ao tema em questão. Esta sessão foi elaborada para ser dirigida à população de Safara e da Amareleja, pois nestes locais existem fontanários. Os locais onde a mesma irá decorrer ainda teremos de enviar o cartaz de divulgação para verificar quais as entidades interessadas no tema.
Durante esta semana realizou-se vistorias a Estabelecimentos de Prestação de Serviços, mais concretamente a cabeleireiros para verificar as condições higio-sanitárias e de funcionamento destes locais.
O documento que serviu de suporte para a realização da vistoria e posteriormente para a elaboração do relatório foi:
ü  Decreto-Lei n.º 243/86 de 20 de Agosto, que aprova o Regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, de Escritórios e Serviços. Este regulamento tem como objectivo assegurar boas condições de higiene e segurança e a melhor qualidade de ambiente de trabalho em todos os locais onde se desenvolvam actividades de comércio, escritório e serviços.
No final da vistoria verificou-se que existiam alguns incumprimentos que eram importantes serem alterados. Dessa forma algumas das propostas para a actividade em questão assentaram na existência de um compartimento próprio para a colocação dos produtos de limpeza, como a existência de armários individuais para o trabalhador trocar de roupa sempre que precisar, os locais devem possuir dispositivos automáticos de secagem de mãos ou toalhetes individuais de papel. Contudo, no geral os locais apresentavam boas condições higio-sanitárias, tendo sempre em conta as instalações, que por vezes não são apropriadas para o tipo de actividade desenvolvida no espaço.
No decorrer da semana, concretizou-se um documento para ser publicado no jornal de Moura, de forma a dar a conhecer um pouco do que é a Saúde Ambiental.
No final da semana efectuou-se uma visita guiada a uma Estação de Tratamento de Água (ETA). A visita efectuada a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) apenas existiu a possibilidade de a visualizar por fora.
A ETA consiste no tratamento de água que é proveniente das barragens, tendo como objectivo a obtenção de água de boa qualidade para consumo humano. Foi possível verificar as principais etapas do tratamento que esta água sofre. Inicialmente é feita a captação da água através de uma captação amovível. É realizado um pré-tratamento, passando depois para a pré-oxidação. De seguida, é efectuado o tratamento de floculação onde a água é lentamente agitada para que exista a formação de floco. Seguidamente, os flocos afundam separando-se da água que consiste na decantação. Por fim, durante o tratamento de filtração, os flocos que não afundaram ficam retidos num decantador. No decorrer de todo o processo de tratamento são utilizados diversos produtos químicos, nomeadamente:
§  Sulfato de Alumínio que é usado com a finalidade de agregar as partículas que se encontram na água;
§  Cal que possibilita a correcção do pH da água;
§  Carvão Activado é utilizado no sentido de reduzir os parâmetros organolépticos da água;
§  Cloro é utilizado na desinfecção final da água, de modo a garantir a qualidade bacteriológica da água produzida.
De seguida, irei evidenciar o processo que é realizado na ETAR, com suporte no seguinte esquema:
E foi assim que esta semana terminou, repleta de muitas actividades, todas elas bastante enriquecedoras.
Obrigada pela atenção :)
Até breve!
 
 

Objectivo: Sensibilização dos alunos para hábitos e comportamentos mais saudáveis, nomeadamente no que diz respeito às seguintes tópicos:
ü  A Higiene Oral;
ü  A Segurança Alimentar;
ü  A Alimentação;
ü  A Gestão de Resíduos;
ü  A Importância da Água;
ü  A Segurança Rodoviária;
ü  Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Este jogo será semelhante ao que apresentei para desenvolver na Escola Básica com 2º e 3º Ciclo de Moura.
Em relação aos temas abordados no início deste estágio, os que ficaram delineados para serem desenvolvidos foram o tema do calor, os cuidados a ter na habitação de cada pessoa e a importância da qualidade da água dos fontanários. Desta forma, efectuou-se um plano para cada tema.