segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Oitava Semana de Estágio - 10 a 14 de Janeiro
Sejam bem-vindos! :) 
Irei de seguida, descrever as actividades que foram realizadas durante esta semanita de estágio.
Pois muito bem, esta semana iniciou-se com a conclusão de uma check-list que irá ser utilizada nas vistorias aos refeitórios. Para a realização destas vistorias foi fundamental efectuar um levantamento sobre quais os locais que possuíam refeitórios pela cidade de Beja.
Posto isto, foi altura de efectuar uma análise sobre a proposta de renovação do sector do pescado do Mercado Municipal de Beja. Com base na análise deste estudo prévio, foi possível verificar que as remodelações propostas estão de acordo com a legislação em vigor e com as necessidades encontradas, intervindo nas áreas mais críticas. Embora esta proposta menciona-se todos os pontos necessários de serem alterados, verificou-se a pertinência de mencionar alguns aspectos de melhoria onde a intervenção é rápida e relativamente simples.
As vistorias mencionadas na semana anterior foram efectuadas a dois talhos e a duas peixarias, com o acompanhamento da Veterinária Dr.ª Linda Rosa. A avaliação global destas vistorias foi positiva, contudo foram verificados alguns aspectos que deveriam ser alterados no local. Fica aqui uma imagem da ida para as vistorias.

Após a Engenheira Cláudia informar que teríamos duas turmas de crianças entre os 3-4 anos e os 4-5 anos interessadas para a sessão de sensibilização Vamos Separar!”, achou-se que seria necessário adoptar alguns jogos para que uma melhor compreensão do tema em questão. Assim, verificou-se que uma história relatada através de fantoches seria uma boa forma de chegar até às crianças, sendo que, os conteúdos da sessão consigam ser transmitidos de forma clara, simples e objectiva para este público-alvo. Os conteúdos delineados são então os seguintes:
¯ Importância da hierarquização da Politica dos 3R’s;
¯ Sensibilização para boas práticas ambientais no que se refere aos resíduos, nomeadamente dicas importantes reduzir e reutilizar os materiais;
¯ Informação sobre a separação dos resíduos e como esta deve ser realizada;
¯ Realização de Jogos didácticos sobre a separação dos resíduos e dos temas anteriormente abordados.
Falta apenas uma informação sobre este tem, que a história se intitula de “Os Três Porquinhos e a Reciclagem”, onde se pode ler a mesma de seguida.

Os 3 Porquinhos e a Reciclagem
Narrador: Estávamos no princípio do Verão. Os 3 porquinhos tinham acabado as aulas e já sonhavam com umas belas férias junto ao mar, com concertos ao ar livre e muita animação. O problema era convencer os pais a deixá-los ir acampar sozinhos, porém ao fim de muitas insistências a mãe dos 3 porquinhos lá se convenceu a deixá-los ir assistir ao concerto dos Lobo Gang, a banda preferida dos 3 porquinhos.
Porquinho 3: Yupii a mãe deixou-nos ir acampar! Vai ser super divertido!
Porquinho 1: É verdade estou mesmo contente.
Porquinho 2: Vamos já arrumar as mochilas e pormo-nos a caminho!
 Assim, numa bela manhã de sol, os 3 porquinhos lá partiram de mochilas às costas. Chegaram a um pinhal muito fresquinho, onde corria um rio, e foi ai que resolveram montar as suas tendas: para o mais novo uma amarela, para o do meio uma verde e para o mais velho uma azul. Como vêem, aquele acampamento tinha todas as cores para ser um ecoponto… mas de ecoponto não tinha mesmo nada!
Porquinho 1: Agora que já montámos as tendas, o melhor é ir comer qualquer coisa!
Porquinho 2: Sim, vamos! Tenho aqui umas sandes de queijo e uns sumos de laranja!
Porquinho 3: Hum… que delícia! Estava mesmo com fome.
Narrador: Em pouco tempo amontoaram-se pelo chão embalagens de isto e de aquilo, pacotinhos de sumo de todos os sabores… enfim, um cenário muito feio, bastante parecido com o de uma lixeira.
Depois do jantar, o Lobo e a sua banda encheram a noite de guitarradas e o êxito foi tal que tiveram que voltar três vezes ao palco, porque os fãs não paravam de gritar: “Só mais uma! Só mais uma!”.
No regresso às tendas, comentavam os 3 irmãos:
Porquinho 1: Aquele lobo tem cá uma voz! Quem me dera conseguir um autógrafo dele...
Porquinho 2: E se tentássemos amanhã encontrá-lo por ai?
Narrador: Mal sabiam eles que não ia ser preciso. E que seria o próprio Lobo a vir ter com eles. Logo de manhãzinha o Lobo atravessava o pinhal a caminho do café mais próximo, onde ia tomar o pequeno-almoço, quando viu a lixeira que crescia à volta daquelas três tendas, digamos que ficou desvairado, desnorteado, passado de todo!
Lobo: Mas o que é isto? Eu a pensar que já quase não havia lixeiras e são os meus fãs os primeiros a sujar tudo e a deitar o lixo para o chão? Isto não vai ficar assim!
Narrador: Então, com passos pesados de lobo mau, caminhou em direcção à tenda amarela, onde dormia o porquinho mais novo.
Lobo: Abram esta porta! Se não abrem vou soprar e vai tudo pelos ares!
Narrador: e o lobo soprou e a tenda voou. E o porquinho mais novo foi a correr esconder-se na tenda do porquinho do meio. E mais uma vez o lobo zangado disse:
Lobo: Abram esta porta!
Narrador: Os 2 porquinhos, sem saberem que o lobo era o famoso Lobo, vocalista da sua banda favorita, nem se mexeram. E mais uma vez, a tenda foi pelos ares, e os dois irmãos correram a refugiar-se na tenda do irmão mais velho.
Não passaram dois segundos e logo se ouviu a voz do lobo:
Lobo: Abram esta porta! Se não já sabem o que acontece…
Narrador: E mais uma vez o lobo soprou… e, vejam só, esta tenda também voou!
E então o lobo disse muito calmamente:
Lobo: Olhem lá… estão a fugir para quê? Não sabem que o lixo não se pode deitar para o chão? E que se o fizermos estamos poluir o ambiente?
Porquinho 3: Mas…
Porquinho 2: É o lobo, dos Lobo Gang! Uau!!
Lobo: Não é Uau, nem meio Uau! Em primeiro lugar, quero este lixo todo apanhado, em segundo, quero as embalagens separadas. Podem pô-las mesmo dentro das vossas tendas porque a amarela é mesmo daquele amarelo igualzinho ao contentor onde se depositam as embalagens de plástico e metal, a verde é verde-garrafa, igual ao contentor verde onde se põe o vidro, e a azul da cor do contentor onde se coloca o papel e o cartão. No fim levam tudo para o próximo ecoponto!
Narrador: De rabinho entre as pernas, os porquinhos meteram mãos ao trabalho.
Porquinho 1: Então mãos ao trabalho! Vocês ai não nos querem ajudar? Ajudem-nos a separar o lixo!
Porquinho 2: Em que ecoponto vamos colocar esta embalagem de coca-cola, que é de plástico?
Porquinho 3: Nãao. Essa não vamos deitar para o lixo, tive uma ideia para a reutilizar. O que acham de cortá-la ao meio, com a ajuda da mãe, decorá-la e utilizá-la para guardar os lápis de cor no nosso quarto?
Porquinho 2: Bestial, bela ideia.
Porquinho 1: Onde vou colocar esta garrafa de azeite, que é de vidro? … É no ecoponto verde.
Porquinho 3: Lobo estas embalagens também são para reciclar? – Aponta para os pacotes de sumo
Lobo: Claro! Essas também são recicláveis. E mais! Quero-as bem escorridas para não cheirar mal e bem espalmadas para poupar espaço no contentor.
Porquinho 2: E esta caixa de cereais que é de cartão? Em que ecoponto vou colocá-la? … É isso mesmo… No ecoponto Azul!
Porquinho 1: A garrafa de sumo, onde vou colocá-la? …No ecoponto amarelo do plástico.
Porquinho 3: E a lata de atum? …No ecoponto amarelo do plástico e metal.
Porquinho 2: Pois é, agora já sei como reciclar! As embalagens de plástico e metal vão para o ecoponto amarelo. E os pacotes com líquidos devem ser sempre escorridos e espalmados.
Porquinho 1: E as embalagens de vidro, como as garrafas, vão para o ecoponto verde, o vidrão!
Porquinho 3: O papel e o cartão vão para o papelão, que é o ecoponto azul! Já podemos explicar à mãe como se faz a reciclagem.
Lobo: Muito bem! Bom Trabalho! Aprenderam bem a lição! Mas ainda falta uma sugestão! Para os resíduos não aumentar, embalagens maiores devo comprar.
Porquinho 1: Lobo mas… Como é que fazemos isso, nós não sabemos.
Lobo: Então porquinhos a partir de agora quando forem ao supermercado com a vossa mãe peçam para comprar, por exemplo um garrafão em vez de três garrafas de água pequenas.
Porquinho 2: Boa, vamos seguir o teu conselho!
Lobo: Agora até vou fazer uma música sobre isto… Querem ouvir o refrão??
E assim terminou a história sobre os três porquinhos e a reciclagem.

Agora ficam aqui algumas imagens da preparação para o teatro.

Para concluir as actividades realizadas ao longo desta semana, é de referir o enorme sucesso que mais uma acção sobre o tema “Habitação adequada... Vida prolongada!” teve. Pois bem, estiveram presentes 12 pessoas em Mombeja pelas 15 horas. Todas as pessoas mostraram que compreendiam o tema em questão, intervindo de forma bastante activa e positiva ao longo da acção. Colocaram as dúvidas que tinham e algumas delas referiram que já tinham adoptado certas dicas que foram mencionadas. Mais uma acção muito produtiva e enriquecedora para mim, o que me deixa muitíssimo satisfeita por saber que estou a ajudar pessoas a melhorar a sua qualidade de vida, quer seja dentro ou fora da sua habitação. Ficam agora algumas imagens para poderem ficar a saber o pouco como foi esta acção.



Para a semana já existe agendada mais vistorias a talhos e a peixarias, com a veterinária Dr.ª Linda Rosa. Também já existe uma acção marcada para o dia 20 de Janeiro no Centro Social do Lidador respeitante ao tema Vamos Separar!” para os idosos pelas 15horas. Para culminar na perfeição esta próxima semana, esta programada uma nova acção sobre o tema Habitação adequada... Vida prolongada! em Santa Vitória no dia 21 de Janeiro, pelas 15horas no Centro de Convívio.
Pois muito bem, terminou assim mais uma semana de trabalho onde o espírito de equipa reina sempre! 
Desejo uma excelente semana para todos/as :) Obrigada pela atenção!