segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nona Semana de Estágio - 17 a 21 de Janeiro
E já passou mais uma semana, o tempo passa mesmo a correr quando se faz aquilo que se gosta, é mesmo gratificante sentir que se esta a ir no caminho certo.
Agora vou iniciar a exposição das actividades desenvolvidas ao longo deste período.
De forma a contribuir para um melhoramento das condições relativas ao processo que envolve o produto desde a sua recepção até ao mesmo ser vendido, foi elaborado um plano de HACCP (do inglês Hazard Analysis and Critical Control Point) que significa genericamente Análise de Perigos e de Pontos Críticos de Controlo para o Mercado Municipal de Beja. Este tipo de plano engloba de forma sistemática a segurança alimentar, com vista a simplificar e uniformizar critérios e soluções, para garantir a segurança dos alimentos que se consumem, através da análise e determinação de limites para etapas que controlem o processo, os chamados PCC’s (Pontos Críticos de Controlo). Ponto Crítico de Controlo é um passo ou procedimento onde um perigo para a segurança alimentar deve ser prevenido, eliminado ou reduzido a níveis aceitáveis.
Após esta actividade, foi efectuada a vistoria aos talhos que faltavam e pela primeira vez a uma padaria. Este tipo de actividades são bastante enriquecedoras, pois para a vida profissional futura é possível ficar com uma maior preparação e percepção face a este tipo de situações.
Quanto à história relatada através de fantoches sobre Os Três Porquinhos e a Reciclagem pensou-se inicialmente que a gravação da história seria a melhor opção, uma vez que ambas as locutoras não possuem prática sobre este tipo de actividades. Contudo, após ter sido solicitada a opinião da Engenheira Cláudia, delineamos que toda a acção seria mais real e verídica se fosse feita no momento e, desta forma teremos de treinar mais vezes para que o trabalho final seja um sucesso.
Relativamente, à acção desenvolvida na quinta-feira, dia 20 de Janeiro de 2011, no Centro Social do Lidador em Beja referente ao tema Vamos Separar!” para os idosos a mesma foi bastante produtiva. Os jogos que foram propostos para ser realizados foram os seguintes:
w  Jogo das Perguntas: Este jogo consiste em formar duas equipas, onde cada membro da equipa retira, aleatoriamente, um cartão com uma pergunta para fazer à equipa adversária. O objectivo do jogo é que a equipa adversária acerte na resposta relativa à questão colocada.
w  Jogo do Ecoponto: Este tipo de jogo pretende que cada membro da equipa consiga detectar qual o ecoponto que a embalagem corresponde.
A sessão correu bem, no entanto, este tipo de actividades terá de ser realizada com mais regularidade, para que as pessoas envolvidas possam ficar mais conscientes e alertas para o tema em questão. Durante a execução dos jogos, mais concretamente no jogo do ecoponto verificou-se que o público-alvo estava um pouco confuso sobre onde colocar as embalagens. Ao longo de toda a sessão foi-se tentando mencionar algumas dicas para que a informação fosse mais fácil de ser adquirida. Ficam agora algumas imagens sobre a acção efectuada, bem como o folheto que foi distribuído sobre o tema da reciclagem.






A semana terminou da melhor maneira com a realização da sessão “Habitação adequada... Vida prolongada!”, em Santa Vitória pelas 15 horas no Centro de Convívio. Nesta sessão estiveram presentes cerca de 15 pessoas o que foi bastante bom para uma aldeia. Mais uma vez, as pessoas aderiram de forma muito positiva e activa sobre os temas que foram abordados. Expuseram as suas dúvidas sendo que, algumas destas pessoas já tinham adoptado alguns comportamentos, por forma a evitar tantas quedas na sua habitação. No final da sessão, fomos surpreendidas por um lanche oferecido pela Presidente da Junta. De seguida, ficam algumas imagens sobre esta sessão.

E foi assim que terminou mais uma semanita de estágio.
Obrigada pela atenção!
Até para a semana :)