segunda-feira, 11 de julho de 2011

Reflexão Final

Ao longo destas quinze semanas de trabalho tive o privilégio de poder conhecer pessoas maravilhosas que me ajudaram e cooperaram para que este Estágio Curricular IV corresse da melhor forma. Mas é claro que a Técnica de Saúde Ambiental (TSA) Ana Mafalda foi a pessoa com quem passei mais tempo e a mais marcante neste período. É de facto uma pessoa fantástica, que me recebeu muito bem e esteve sempre presente e disponível para tirar todas as dúvidas que iam surgindo.
Como já sabem eu realizei este estágio no Centro de Saúde de Moura e Barrancos. Adorei mesmo todo este tempo passado entre Moura e Barrancos, dois locais que não conhecia e fiquei encantada com a beleza da nossa natureza, pois tranquiliza bastante poder estar em contacto com este ar tão saudável.
Falando agora um pouco como estagiária neste local, considero que este estágio foi um grande desafio para mim e tenho a certeza que se voltasse atrás faria exactamente tudo igual, pois embora no início tenha ficado um pouco pensativa pelas inúmeras viagens que teria de realizar no decorrer do estágio, uma vez que todos os dias fiz o caminho de Beja–Moura e Moura-Beja, pensava que esta situação poderia de alguma forma ser mais complicada. Mas apenas custou a primeira semana, porque foi a habituação a um novo ciclo que estava a começar. Após este tempo o meu balanço deste estágio é muito positivo, sinto e tenho a consciência que foi uma aprendizagem constante tanto a nível pessoal como profissional. Trabalhar em Saúde Pública foi muito motivante devido à grande diversidade de áreas desenvolvidas. Para ser sincera não consigo escolher uma área pois identifico-me com todas elas e posso dizer que os objectivos iniciais a que me propôs foram largamente alcançados. Desta forma, integrar esta equipa de trabalho e poder ter ajudado foi uma mais-valia para mim, uma experiência absolutamente marcante, mas é certo que as minhas duas colegas de estágio tiverem um papel essencial para que a harmonia, o bem-estar e a entreajuda imperassem sempre ao longo destes meses.

Um sincero agradecimento às minhas colegas e amigas deste estágio que sempre “remaram” comigo para o mesmo lado do barco, mas também à TSA Ana Mafalda, à Enfermeira Edite, à Higienista Oral Dra. Ana, à Nutricionista Dra. Bárbara, à Dra. Isabel e a todas as outras pessoas que directa mas também indirectamente estiveram ao meu lado neste momento tão importante na minha vida.

“A Saúde Ambiental compreende os aspectos da saúde humana (incluindo a qualidade de vida) que são determinados por factores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos do ambiente. Também inclui a avaliação, a correcção, a redução e a prevenção dos factores no ambiente que, potencialmente, podem afectar de forma adversa a saúde das gerações presentes e futuras.”
Plano Nacional de Saúde 2004/2010

E termina assim, um percurso de quatro anos de muito trabalho, de grandes laços de amizade que vão ficar para sempre, pois conheci pessoas surpreendentes e para mim foi um privilégio ter feito parte da primeira turma de Saúde Ambiental. Mas existem pessoas que foram cruciais para que este curso se iniciasse, são então a Professora Raquel Santos, o Professor Rogério Nunes e a Professora Cidália Guia, que de uma maneira exemplar tem sido os nossos guias nesta grande jornada das nossas vidas.

 J Muito obrigada por tudo! J
Foi um gosto e um privilégio ter passado estes 4 anos com todos vocês J

Mas é claro que o meu pilar fundamental ao longo deste estágio foi a minha família, que me ajudou, compreendeu e apoiou em todas as etapas e decisões que tive. Um obrigada de coração a todos vocês, pois sem o vosso auxílio não teria sido possível J

Sem comentários:

Enviar um comentário